quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Maldição hereditária: devemos estar em pânico?


Quando uma pessoa tem problema com a bebida, com a sensualidade, com a falta de dinheiro constante (isto é falta de devolução do dízimo, brincadeirinha), alguns evangélicos afirmam que é devido a um parente do passado que também tinha tal problema, por isso há uma maldição está na vida da pessoa; neste caso, a pessoa deve participar de sessões de cura e libertação, para ser livre destas maldições. Os falsos doutores destes ensinos citam, como versículo-cabeça, Êxodo 20:5:

“(...) que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem.”


Antes eu acreditava nesta invencionice espiritual, até que um dia, estes ensinos começaram a me incomodar. Foi então que busquei na Palavra e descobri que a pessoa não tem maldição nenhuma. Se uma pessoa tem problema com a bebida ou com a sensualidade é culpa dela mesma por causa da carne pecaminosa. Vamos ver o que diz as escrituras sobre o assunto?

Primeiramente, cito Ezequiel 18, cujo título é A responsabilidade é pessoal. O texto é bem claro: o Senhor diz que se um homem é bom e o seu filho não, este não herdará a bondade do pai; por causa da sua própria iniqüidade, ele morrerá. Já o pai viverá porque viveu retamente. Vamos observar os versículos 19 e 20 que ratificam tudo isto:

“Mas dizeis: Por que não leva o filho a iniquidade do pai? Porque o filho fez o que era reto e justo, e guardou todos os meus estatutos, e os praticou, por isso, certamente viverá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e perversidade do perverso cairá sobre este.”


Está bem claro que cada um dará conta de seus atos a Deus. Quanto ao versículo de Êxodo, o Senhor realmente aborrece àqueles que praticam a iniqüidade, mas não significa que se o filho for bom e o pai não, este filho carregará maldições por causa do seu pai. Exequiel 18 já diz tudo, não preciso ficar com medo de maldições. Ai, que meod!

Graças a Jesus Cristo, temos um Novo Testamento. No livro de Gálatas, Paulo enfatiza o valor que a Graça tem em relação à Lei. Quem praticar a Lei está sob maldição da Lei, isto é, quem desejar praticar a Lei deve ser por completo, não pode ser observada pela metade. Vamos ler os versículos 10 a 13 do capítulo 3:

“Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus porque o justo viverá pela fé. Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).”


Então, se eu quiser devolver os dízimos, tenho que dar ofertas, holocaustos, guardar o sábado dentre outros preceitos da Lei, já que deve ser completa; por isso é maldito. Jesus Cristo se fez maldição por nós, então, tenho alguma maldição? De forma alguma, pois agora o cristão vive pela fé no Filho de Deus (2:20) e sem pânico! Como posso ter medo de algo que não existe?

By Marcia Moreira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...