segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hebreus 11 explicado


O texto em Hebreus, capítulo 11, é o favorito dos evangélicos loucos por prosperidade a qualquer preço e o citam toda vez que tiver uma campanha ou oração forte para que tudo aquilo que deseja se concretize: é necessário ter fé para tudo acontecer (que legal, se fosse assim não precisaria da minha varinha mágica).

Realmente, o assunto deste texto é a fé. Logo no primeiro versículo, há uma definição sobre o assunto:

“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”

Logo, concluímos que realmente a fé é a certeza de algo que ainda não aconteceu e acreditamos que vai acontecer. Mas, o versículo fala em fatos (acontecimento, evento, ocorrência – Dicionário UMESP do Português Contemporâneo) e não de coisas materiais.

Nos versículos seguintes, apresenta-nos exemplos de pessoas que tiveram fé de fatos que iriam acontecer:
• Abel ofereceu sacrifico ao Senhor de um cordeiro, acreditando em algo que iria acontecer no porvir (pela fé).
• Noé, ao receber as instruções do Senhor, acreditando no que Ele disse (pela fé), construiu a arca que salvou ele e sua família do dilúvio.
• Abraão acreditou na ordem de Deus para se mudar de sua terra para outra que não sabia (pela fé, e que fé!).
• Também o mesmo Abraão, acreditando que Deus proviria um animal para o sacrifício (pela fé), decidiu ir adiante no sacrifício de seu único filho, Isaque.

Todos estes e muitos mais acreditaram na Palavra do Senhor e decidiram seguir adiante com suas difíceis decisões. Mesmo assim, muitos não viram as promessas se concretizarem. Observem o que diz o versículo 39:

“Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa.”

Então, a teoria de que “crente que tem promessa não morre” é furada, vocês não acham?

Observem como o Novo Testamento descreve a verdadeira fé:

“Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção.” Romanos 3:21-22

“Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:1-2

“logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:20

Então, a verdadeira fé é que tudo o que eu desejo vai se concretizar (isso é acreditar em Papai Noel)? Claro que não. A verdadeira fé do cristão está em Cristo Jesus, acreditando, confessando e vivendo a cada dia esta fé, mesmo que o mundo inteiro não acredita, blasfemando muitas vezes.

Portanto, infelizmente, estão ensinando de forma errada e egoísta o conceito de fé. Naquela época, a fé destes personagens estava em Deus; hoje, pela Graça, a nossa fé está em Jesus Cristo, e é isso que não pode morrer em nós. E assim, vivemos pela fé no Filho de Deus.

By Marcia Moreira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...