quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Dízimos, a verdade segundo a Bíblia - parte 2


Nós aprendemos na primeira parte de Dízimos, a verdade segundo a Bíblia, sobre as diversas formas de ofertas e dízimos que o povo judeu deveria dar e sobre o destino dos dízimos. Neste post, vamos aprender mais sobre o livro de Malaquias, pois é lá que se encontra a famosa citação sobre o dízimo e, por ser mal aplicada, muitos a temem.

Para quem não sabe, profeta era uma pessoa escolhida por Deus e, com o Espírito do Senhor, profetizava ao povo de Israel para arrependimento, consolação. Malaquias foi um destes profetas de Deus; suas profecias estão registradas no livro homônimo, o último do Velho Testamento.

O livro de Malaquias inicia com o seguinte versículo:

“Sentença pronunciada pelo Senhor contra Israel, por intermédio de Malaquias.”


Ora, entendemos neste livro, as atitudes do povo de Israel era reprovada pelo Senhor, pois não andava de acordo com a Lei do Senhor (Êxodo, Levíticos, Números...). Neste livro, há uma série de reprovações do Senhor:

• Os sacerdotes não estavam cumprindo corretamente o ritual do tabernáculo, trazendo animais defeituosos como ofertas sacrificiais (v.6-14). Mesmo tendo animais sadios, era oferecido o defeituoso.
• Infidelidades conjugais (v.10-16).
• O roubo dos dízimos e ofertas (v.6-12)

Quanto ao último item, o Senhor estava se referindo aos dízimos citados em Levíticos 27-30-32 e às ofertas no decorrer do livro de Levíticos.

Lembremos que este livro foi escrito na época da Lei. Jesus ainda não tinha nascido para trazer o Novo Testamento. Em livros como Romanos, Gálatas e Hebreus, é mencionado sobre a ineficácia da Lei, dizendo até que a sua prática era maldita(Gálatas 3:13).

Gálatas é um livro que deve ser meditado, pois relata sobre os israelenses que queriam continuar a praticar a Lei (neste caso, referia-se à circuncisão, mas podemos citar toda a Lei, como as diversas ofertas e os dízimos). Segundo seu autor, Paulo, não há necessidade de praticar de novo a Leis, pois o Novo Testamento já é completo; é pela fé no Filho de Deus (Gálatas 2:20). Então, não devemos mais nos preocupar se estamos praticando obras da Lei, como os israelenses do livro de Malaquias (devolução dos dízimos, que é o mais citado dentre os evangélicos), mas, se estamos continuamente praticando aquilo que Jesus nos ensinou (saiam do Velho Testamento e leiam o Novo Testamento, por favor!!).

Portanto, no livro de Malaquias, estão relatados todas as reprovações do Senhor quanto à prática da Lei, lembrando que Jesus não havia nascido ainda, e que agora, com a Justiça de Deus através de Jesus Cristo, não há necessidade de nos preocuparmos em verificar se estamos fora da Lei, pois agora vivemos na fé do Filho de Deus.

By Marcia Moreira

9 comentários:

Laudinei- NEI disse...

Sobre o dízimo citado em Malaquias e apregoado nas igrejas segue-se um breve comentário que ouvi no Youtube e coloquei em meu blog:

http://exemplobereano.blogspot.com/2010/02/o-dizimo-segundo-malaquias.html

e
conclusão

http://exemplobereano.blogspot.com/2010/02/o-dizimo-segundo-malaquias-parte-2.html

Nei

Anônimo disse...

oi Marcia vc cometeu um erro em seu texto dizendo que a Lei é maldita e que foi dita por Paulo, é claro ela é ineficiente mas é santa justa e boa, mas o problema da lei é que ela torna todo homem maldito pelo fato de nenhum ser humano conseguir cumpri-la mas a Lei em si não é maldita, Deus te abençoe. leia romanos 7.

Marcia Moreira disse...

Sr. Anônimo
A Lei em si não é maldita, mas a sua prática. É isso que está escrito na carta de Paulo ao Gálatas capítulo 3, versículo 13.

Anônimo disse...

oi Marcia você disse que praticar a Lei é maldição é verdade porque aqueles que querem pratica-la caem na justiça própria buscando auto justificação anulando a Salvação em Jesus Cristo pela fé como graça de fato isso gera maldição a tais legalistas jactânciosos,porque está escrito maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da Lei para praticá-las,Gálatas 3;10 mas nesse texto de gálatas 3:13 Paulo não está dizendo que praticar a Lei é maldição mas ele está se referindo a maldição da Lei citada em deuteronômio 28:15a68 a qual Jesus a recebeu na cruz e essa é a maldição em que todo homem está pelo fato de não conseguir cumprir a lei, mas pelo contrario quanto mais proibição da lei mais vontade de pecar se tem, romanos 7: 7a12, pois bem Marcia que Deus continue nos abrindo e tirando o véu da Lei sempre de nossos rostos para de fato possamos ser totalmentes dependentes da Graça de Deus em Cristo, Deus te abençoe.

Marcia Moreira disse...

Oi, anônimo, pena que você não se identificou. Mas agradeço pelo apoio e também pela complementação bíblica de Romanos 7. Que Deus te abençõe também.

Marcia Moreira disse...

Laudinei, obrigado pelos vídeos.

Anônimo disse...

Leia Mt 23:23 e peça ao Sr.Jesus que lhe de entendimento ,espero que nao seja o apego ao dinheiro que fez vc entender errado sobre o dizimo .

Anônimo disse...

Leia Mt 23:23 e peça ao Sr.Jesus que lhe de entendimento ,espero que nao seja o apego ao dinheiro que fez vc entender errado sobre o dizimo .

Marcia Moreira disse...

Oi, anônimo.
Na parte 3, citei este versículo. Quando Jesus estava aqui na Terra, podia-se dar os dízimos, fazer circuncisão, comemorar a Páscoa, enfim, praticar os preceitos da Lei de Moisés. Esta Lei foi criada de forma temporária até a vinda do Senhor Jesus Cristo para trazer um Novo Testamento, que agora vigora entre nós. Com isso, não precisamos praticar mais estes preceitos mosaicos (leia o livro de Gálatas inteiro), pois já estamos na Graça de Deus. Como preceitos cristãos, aceitar a Jesus Cristo como nosso único Senhor, nos batizar e lembrar a Sua morte através da Santa Ceia (a Páscoa também não existe mais). Como contribuição para a obra do Senhor, devemos ofertar de acordo com o que temos (leia I Coríntios 16), e não uma quantia certa como o dízimo (que, aliás, eram dízimos!). Estou somente querendo viver a graça de Deus sem o legalismo da Lei.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...