domingo, 28 de fevereiro de 2010

Acerca do divórcio


Há duas semanas, fui à casa de um amigo, juntamente com meu irmão, minha cunhada e meu namorado, para prestigiar a sua filha recém-nascida. Faz um bom tempo que não o via. Começamos a relembrar os velhos tempos na igreja batista (que tempos gostosos eram aqueles!) e, quando perguntamos sobre alguns casais, o meu amigo me disse que muitos haviam se separado (todos eram da igreja batista). Fiquei bem triste em saber que, mesmo estes casais conhecendo a Palavra do Senhor (será que conheciam mesmo?), ainda assim optaram por se divorciarem. Afinal, o que a Bíblia diz sobre isto?


Jesus Cristo falou acerca do divórcio no evangelho de Mateus 19:4-6 quando alguns fariseus perguntaram sobre este assunto:

“Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez maço e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai, mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.”
O Mestre já afirmava que quando há casamento entre um homem e uma mulher, que o homem (ou seja, a lei do divórcio) não o separe, a não ser por causa da prostituição (v. 9), isto é, o adultério. No Sermão da Montanha, Jesus já alertava que só o fato de “atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração já cometeu adultério com ela” (Mateus 5:28). Mesmo com este conhecimento bíblico, por que alguns casais ditos cristãos estão se divorciando?

No decorrer do Novo Testamento, em uma das cartas de Paulo, há versículos que ensinam como um marido deve tratar a sua esposa e vice-versa. Observemos Efésios 5:22-28:

Sobre a mulher:
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido."
Sobre o marido:

“Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.”
Observem que Deus está fazendo uma comparação muito séria: o marido a Cristo, que ama a sua igreja e a esposa à igreja, que está sujeita a Cristo.

Acredito que o que aconteceu com estes casais que se divorciaram não é a falta de conhecimento deste princípio bíblico, mas a falta de temor a Deus em obedecer.

Neste mundo moderno, o homem deixou de ser cabeça do lar, fazendo com que a mulher deixe de ser submissa sucessivamente. Isso faz com que muitos casais se divorciem, inclusive os ditos cristãos. Ouvi relatos de maridos crentes que espancavam suas esposas. Isso me deixou muito revoltada.

Portanto, há um crescimento do número de divórcios no meio evangélico por causa da não obediência aos princípios bíblicos citados neste post. O casal que teme a Deus verdadeiramente jamais iria se divorciar, porque se esforçariam, com a ajuda do Espírito Santo, para que o casamento dê certo. Não entendo por que as pessoas complicam tanto, será tão difícil amar a sua esposa e ser submissa ao seu marido?

By Marcia Moreira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...