segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Cachê de "levita": isto é uma vergonha!


Li uma postagem de um leitor, em um blog bem conhecido, relatando a indignação dele quando entrou em contato com uma agência de promoção de eventos “gospel” (Já tinha nojo disto, agora, fiquei mais enojada ainda). Este leitor disse o seguinte ao ouvir as seguintes exigências da “levita” (este termo nem existe mais, Jesus já pagou o preço, helloo!):

“A comentada 'cantora' apresenta, entre as muitas exigências para se “louvar a Deus” em um evento evangélico, um carro novo com ar-condicionado exclusivo para ela e seu marido, com motorista particular. Exige, ainda, passagem aérea para 14 pessoas unicamente pela empresa TAM. Exige, ainda, duas vans: uma com 16 lugares para o transporte de sua equipe e outra para os equipamentos. Exige, ainda, que a hospedagem seja realizada em um hotel, com categoria máxima, e um quarto diferenciado para a 'cantora' e seu marido. Exige, ainda, que não fará refeições no hotel, mas em um restaurante que disponibilize o seu café da manhã, almoço, jantar e lanche da tarde (ela não jejua para se consagrar ao Senhor? – grifo meu). Exige, ainda, que sejam utilizados o equipamentos de show e mapa de palco de acordo com o que a 'cantora' estipular. Como se todas essas exigências não bastassem, a cantora cobra pela “apresentação” o valor de R$ 25.000,00. Isso mesmo, vinte e cinco mil reais por cerca de uma hora a uma hora e meia de “show”. E mais, exige que nenhuma gravação em áudio, vídeo ou qualquer outro meio seja realizado, seja parcial ou integral do seu 'show'."

Infelizmente, este “mundo gospel” (que não faz parte do evangelho do Reino, que fique bem claro!) tem se propagando; mas tudo isto é necessário para realmente haver a separação do joio e do trigo, ou seja, quem ama o evangelho de Cristo ou do entretenimento.

Agora, quero comparar estas “exigências gospel” com um grupo de missionários na década de 1970. Observe como que era propagado o evangelho do Reino, segundo eles:

“Mal sabiam do impacto que essas equipes causariam, transformando a vida de muitos jovens e a vida das igrejas. Foram 10 anos sob a direção do Pastor Jaime Kemp, e em 1978 ele passou a liderança, tornando Vencedores Por Cristo um trabalho inteiramente brasileiro. A música sempre foi o meio de comunicação adotado por Vencedores Por Cristo, letras com conteúdo bíblico, ritmos diversos, uma comunicação direta com o jovem . O uso de instrumentos modernos que para muitos era novidade, falava da salvação em Cristo de forma atual e contextualizada.
Foi o inicio de uma grande mudança que a igreja Brasileira passaria nos anos seguintes. Cada vez mais, os jovens se envolviam com Vencedores Por Cristo, e diversas equipes saiam pelos quatro cantos do país, cantando e falando do amor de Deus. Um trabalho pioneiro, a mídia pouco existia, e fazer-se ouvir, era um trabalho que exigia muita vida comprometida com Deus.
Diversos fatos marcantes, de viagens, apresentações, gravações, envolvimento de pessoas, marcaram o ministério de Vencedores Por Cristo durante todos esses anos. Viagens e mais viagens de carro, cruzando o país, tendo que muitas vezes dormir dentro dos carros pois o dinheiro não era suficiente para uma hospedagem, e tantas outras histórias.” Fonte: www.vpc.com.br

Jesus Cristo, o nosso Mestre, separou os seus discípulos e disse o seguinte antes de serem enviados:
“... de graça recebeste, de graça daí.” (Mateus 10:8)

Por que estes cantores ditos “levitas" não estão cumprindo este versículo. Porque estão seguindo os seus corações gananciosos e, com isto, muitos estão seguindo estes “cantores gospel” achando que estão adorando a Deus.
Isto já foi dito por Paulo em II Timóteo 3:1-5 como sinal dos finais dos tempos:

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si,cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.”

Estes cantores (e também muitos “pregadores gospel” por aí que cobram altíssimos cachês para levar, o que eles dizem, pão do céu) não estão sendo egoístas, avarentos, arrogantes e blasfemadores? Claro que sim. Devemos obedecer ao conselho final de Paulo: “foge também destes”.

Enfim, tenho saudades do tempo dos verdadeiros cantores evangélicos, que não cobravam nada para levar o verdadeiro pão do céu, pagando, muitas vezes, o preço pelo nome de Cristo. Mas, como estamos nos tempos do fim (maranata!), esses “falsos evangelistas tendem a crescer mais e também os seus seguidores (cego guiando outro cego); infelizmente ambos cairão no abismo. Quem é cristão verdadeiro, foge deles.

By Marcia Moreira

2 comentários:

Leda disse...

Márcia, Deus a abençoe.

Gostei de ler isso, pois me identifico com a ideia, com a iniciativa de torná-la pública e, muito especialmente, com o VPC, que você usou (muito bem) para ilustrar (e lembrar).

Foram suas músicas, num momento de 'revolução musical', me alcançaram, plantando a semente da Palavra que, produz frutos hoje através de minha vida. Toda honra e glória ao Mestre Jesus.

Abraços,

Leda (ledaserva@hotmail.com)

Marcia Moreira disse...

Leda,
Que bom que você gostou da postagem. Também cresci ouvindo VPC e, hoje, tenho suas músicas no meu MP4.
Que Deus te abençõe.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...