quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Enchentes na Grande São Paulo: mais um dia de caos


Hoje fui vítima de enchente que, ultimamente, tem dado muita dor de cabeça aos moradores da Grande São Paulo.

Moro em São Caetano do Sul, onde um córrego faz divisa com São Paulo. Saí de casa às 6h00 e me deparei com o córrego cheio. Resultado: fiquei parada por 2 horas, o que não é novidade para muitas pessoas.

Cheguei no meu trabalho somente às 10h30, pois em São Paulo havia muito trânsito. Segundo as previsões do tempo, haverá mais um "pé d'água; não sei se chego em casa hoje. Fiquei sabendo de vários deslizamentos de terra onde algumas pessoas chegaram a falecer. Isto é muito triste.

Eu ouço as pessoas falando que "a chuva trouxe transtornos", "a chuva castigou tal cidade", enfim, culpam sempre a chuva por estas desgraças.

Não acredito que a chuva é a grande culpada das grandes enchentes, porque ela existe desde o princípio (lembram-se de Noé?). Nós somos culpados por toda estas enchentes e dores de cabeça. Não houve planejamento das autoridades para as chuvas, as pessoas continuam sendo mal educadas ao jogaram lixo na rua (eu já encontrei tanto papel de bala jogado dentro do ônibus, imaginem na rua), muitos prédios estão sendo erguidos para futuros moradores com carro, enfim, não sobra espaço para a terra sugar a água da chuva. E ainda culpam a chuva.

Enfim, não devemos jamais culpar a chuva por tudo isso, mas a nós mesmos por não estarmos cuidando do nosso meio. Lamento pelas famílias que acabaram perdendo seus entes queridos devido aos deslizamentos de terra.

By Marcia Moreira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...