segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sim, é possível perder a salvação

“É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram,sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-a à ignomínia.” Hebreus 6:4-6
Ontem à tarde, meu irmão foi à minha casa (ele é casado) e, enquanto assistíamos ao jogo do Santos e Santo André pelo Campeonato Paulista (torcíamos pelo Santo André), conversávamos sobre um versículo que ele meditou de manhã e, também, sobre algo que alguns evangélicos afirmam categoricamente: o crente, uma vez salvo, sempre salvo. Esta frase significa que o indivíduo, quando confessa a Jesus como seu Salvador já está salvo e não precisa fazer mais nada.

O versículo acima entra em desacordo com esta heresia que, infelizmente, muitos acreditam. Pergunto: o que significa ser fiel até a morte, sedes santos porque sou santo etc.? Estes ensinamentos foram deixados de lado, pois esta falsa-verdade anda desviando muitos do caminho da salvação.

A pessoa, acreditando nesta afirmação mentirosa, acaba se tornando um folgado na fé, fazendo da sua caminhada cristã um oba-oba.

De acordo com o versículo de Hebreus, sim, é possível alguém que uma vez salvo perca a salvação, o qual é presente de Deus para todos os pecadores como eu. Quem afirma que a pessoa uma vez salva, sempre salva é um falso profeta que não tem vergonha na cara de se arrepender de seu pecado. Vida em Jesus é arrependimento constante. O pior é que aqueles que acreditam nesta mentira vão para o mesmo abismo.

O salvo em Cristo Jesus deve estar contente pelo fato de se tornar um filho de Deus e co-herdeiro das promessas de Deus. Mas há uma caminhada a ser percorrida aqui na Terra que não pode ser feita de qualquer jeito.

Observem o que diz em Filipenses 2:12 sobre como devemos manter a salvação:
“Assim, pois, amados meus,como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor.”
Desenvolver a salvação é tornar-se íntegro na Palavra do Senhor, ser sóbrio e vigilante, fugir da aparência do mal, resistir ao diabo e a sua carne, não praticar as obras da carne, enfim, é uma luta diária com nós mesmos e com o mundo. Percebem que é com temor e tremor a Deus, ou seja, respeito ao Senhor e também reconhecimento de que Ele, além de ser amor, é justo e abomina a iniquidade, sim. Somente conseguimos isso mediante a Graça do Senhor em nossas vidas.

Ser cristão não é brincadeira. Os falsos pregadores dos finais dos tempos andam ensinando por aí que ser crente é legal, ter autoridade, dizer que “é Jesus Cristo que comanda isto aqui!”, mas não diz para ter santidade no modo de se comportar diante das pessoas, considerar seu próximo superior ser superior ao seu próximo, ter respeito às autoridades etc.

Quando as pessoas acreditam nesta heresia, infelizmente, ao continuarem a cometer seus pecados que antes fora perdoados por Jesus Cristo, infelizmente não se encontrarão com o Senhor; somente aqueles que lavaram as suas vestes no sangue do Cordeiro é que estarão com Deus.

Paulo nos ensina também o seguinte:
“Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum. Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” Romanos 6:1-2
Os romanos questionavam que agora que Jesus morreu pelos nossos pecados, posso “cair na gandaia” que não vai acontecer nada comigo? Paulo diz que não.

Além disto, podemos perder a salvação, pois em Apocalipse 2:10 diz que devemos ser fiéis até a morte; e os que não foram fiéis até a morte, o que irá acontecer? Vão para aquele lugar, onde há choro e ranger de dentes.

Enfim, como salvos em Cristo Jesus, devemos honrar esta salvação, desenvolvendo-a, ou seja, vivendo a Palavra do Senhor a cada dia, vigiando e sendo sóbrio. Também devemos manter a nossa fé em Cristo Jesus e a nossa integridade bíblica durante a nossa jornada aqui na Terra. Isso tudo é com a Graça de Deus. Fazendo isso, nos encontraremos com o Senhor. Assim, conseguiremos fugir de todas as fábulas perigosas que andam dizendo por aí, permanecendo salvo em Cristo Jesus da maneira correta como diz a Bíblia.

By Marcia Moreira

3 comentários:

Samuel Supimpa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
misael disse...

Acho interessante como existem muitos blogs onde a salvação permanente é defendida, mas pouco questionada, agora quando vejo um blog onde é defendido que Sim podemos perder...sempre surge alguém ou vários pra argumentar contra.

Unknown disse...

Samuel, Jesus estaria sendo exposto a vergonha se entrasse iniqüidade na Glória dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...