terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como ler a Bíblia


Fiquei feliz que alguns blogueiros se utilizam de minhas postagens para inserirem em seus blogues. Uma delas, sobre a Bíblia do André Valadão,  foi parar no blogue Púlpito Cristão e, posteriormente, no PCAmaral e no Não abro mão da graça. Neste primeiro blogue, houve muitos comentários a favor e contra. Mas um deles me chamou a atenção, explicando como devemos, realmente, ler e estudar a Palavra de Deus. Vejam:
Blogueiros diversos,

nos dias atuais existem bíblias da mulher, pentecostal, da vitória financeira ( roubalheira talvez ) e tantas outras.

Apenas gostaria de dizer aos irmãos, que aquele que deseja muitas facilidades em seus estudos ou dúvidas teológicas, tenha coragem de comprar um bom dicionário e se entregue a pesquisar uma bíblia simples. Deus irá te esclarescer a Palavra.

Será que Calvino ou Lutero tinham bíblia de estudo?????????
Concordo plenamenente com o que foi exposto acima. É somente o Espírito Santo que pode nos ensinar todas as coisas. Toda vez que formos ler e meditar nas Escrituras (sem Bíblia de Estudo), primeiramente, devemos crer que o que está em nossas mãos é a autêntica Palavra de Deus, depois, oramos e pedimos ao Senhor que nos ajude a entender o que está escrito. Assim, adquiremos discernimento para saber o que é o certo e o errado para as nossas vidas e caminhada espiritual.
 
Quando era criança, frequentava a escola dominical na igreja batista e o meu sonho era ter minha própria Bíblia. Confesso que não era para ler e meditar (eu tinha dez anos), mas para me apresentar às minhas coleguinhas da igreja que eu também tinha uma. Então, minha mãe me presenteou com um exemplar pequeno com Cantor Cristão anexado.
 
Uma coisa que se fazia na escola dominical era a memorização de versículos com o intuito de se ganhar um prêmio. Isso me facilitou a memorizar vários versículos que até hoje estão em minha memória; mas não importa decorar, e sim praticar a Palavra do Senhor, senão, vira "decoreba".
 
 
Em 1998, ganhei de presente a Bíblia de Estudo Pentecostal, da CPAD, publicada nos EUA. Confesso que, de todas as Bíblias de Estudo no mercado, esta é a que é possui mais coerência com os ensinamentos bíblicos. Tenho muito carinho por ela. No começo, me apegava às notas de rodapé que me ensinava mutas coisas; hoje, por eu ter desenvolvido o meu discernimento, já consigo ler a Bíblia sem me apegar às notas de rodapé. Lembram-se daquela minha primeira Bíblia? Fiquei com ela por mais de vinte anos, tendo que passar pra frente, para uma pessoa que não tinha um livro como este.
 
Não quero fazer propaganda de Bíblia de Estudo, mas é importante alertar quanto aos falsos ensinos passados na maioria destas Bíblias presentes no mercado gospel. É bom seguir o conselho exposto: o de ler uma Bíblia simples com um bom dicionário, pois a Palavra de Deus é completa, não precisa de explicações diversas para se ter uma compreensão. Como eu disse, é ter fé que é a única e suprema Palavra de Deus que está em nossas mãos.
 
By Marcia Moreira

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...