domingo, 17 de outubro de 2010

Davi, nosso exemplo de busca ao Senhor


Então, entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor JEOVÁ, e qual é a minha casa, que me trouxeste até aqui? II Samuel 7:18
Quando meditamos sobre a vida de Davi, algumas pregações remetem ao momento em que o rei de Israel caiu em tentação com Bate-Sebá. Mas não quero que esta postagem seja mais uma sobre o pecado de Davi. Desejo falar sobre uma atitude positiva que devemos ter como cristãos, e que ele fazia muito bem: a busca constante pela presença do Senhor.

Sim, o rei Davi não se apoiava em consultar a Deus através de profetas. Ele mesmo se diriga até a presença do Senhor e em tudo consultava a Deus, só não fez isso quando pecou com Bate-Sebá - rsss.

Fora isso, a atitude de Davi deve ser seguida por todos nós, agora que, por meio de Jesus Cristo, nos tornamos filhos de Deus.

Ao meditarmos nas passagens de II Samuel e I Crônicas sobre a vida do filho de Jessé, podemos ver vários versículos em que apresente um rei que consultava a Deus. Isso não pode ser negligenciado por nós; em tudo (tudo mesmo) devemos consultar a Deus, pedir a sua direção e vontade.

Como isso é possível? Ora, quando nos acostumamos a orar, buscar a Deus e meditar na sua palavra, adquirimos discernimento para saber qual é a vontade de Deus - nem sempre é o que almejamos, mas, como filhos obedientes, nos conformamos e aceitamos, pois sabemos que é para o nosso bem espirital.

Davi não somente entrava na presença do Senhor para consultar a Deus, mas ele O adorava também. Vejam o versículo 28 do mesmo capítulo:
"Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem."

Mesmo Davi não recebendo a resposta que ele buscava, ele o reconhecia como Senhor de todas as coisas.

Quando decidimos entrar na presença de Deus, não é de qualquer jeito. Nós devemos saber este momento é muito sério para a nossa vida espiritual.

Hoje nós somos o templo do Deus vivo (I Coríntios 3:16) e, assim como o rei Davi, é a nossa necessidade separarmos um tempo de qualidade para buscar a Deus, adorá-lo, pedir a sua direção e vontade. Para um cristão isso é um privilégio, porque assim, não andaremos sozinhos neste mundo tenebroso, pois temos certeza de que Deus nos guiará e nos livrará de todo o mal.



2 comentários:

René disse...

Interessante, Márcia!

Você disse que Davi só não consultou a Deus, quando errou com Bate-Seba. Deve ter sido por isto que errou! Se tivesse consultado, certamente teria sido orientado a desviar seu olhar daquela tentação.

Também como você disse, somos templo do Deus vivo, hoje, e devemos falar sempre com Ele, antes de cada passo que venhamos a dar, por mais simples que seja. E Ele nos responde através de Seu Espírito, falando diretamente ao nosso coração. Seu 'sim' nos enche de paz. Seu 'não' nos provoca um aperto no coração, uma tristeza que não sabemos de onde surgiu. Mas, como nosso coração é enganoso, tanto Seu 'sim', quanto Seu 'não', devem estar de acordo com Sua Palavra e com as circunstâncias que se nos apresentam. Estas três coisas juntas - Sua Palavra, o falar do Espírito ao coração e as circunstâncias -, normalmente são a indicação do direcionamento do Senhor para nós. Quando falta uma delas, não devemos dar o passo que pensamos em dar.

De uma forma, ou de outra, louvemos ao Senhor, por Sua fidelidade e Sua presença constante, junto a nós!

Grande abraço e continue na Paz do Senhor!

Marcia Moreira disse...

Olá, René.

Meditei nisto ontem o dia inteiro, só me faltva as passagens bíblicas - que são muitas.

Davi é o nosso exemplo de como buscarmos a Deus em tudo.

Obrigada pela visita.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...