domingo, 10 de outubro de 2010

Caminho estreito: difícil de encontrá-lo e, quando o acha, difícil de andar nele


"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7: 13-14
Hoje, domingo, foi dia de culto na casa do meu irmão. Tivemos, como visitante, a sogra dele, que gostou muito e se sentiu à vontade com os louvores entoados através da Harpa Cristã e com o momento da oração final, em que fizemos petições por várias pessoas e parentes e também agradecemos a Deus por tudo o que Ele tem nos dado (saúde, paz, alimento e só).

Na pregação da Palavra de Deus, meditamos nestes versículos, muito conhecido por nós, cristãos, porém pouco meditado nas igrejas milagreiras e profetisiosas. Como perceberam, os versículos tratam sobre dois caminhos que existem na vida do ser humano: o largo e o estreito.

O caminho largo é o que leva a pessoa à perdição eterna. É fácil de ser encontrado e muito mais fácil de andar por ele. Conhecemos pelas obras da carne, pelas diversas tentações nos olhos que, se as praticarmos, cairemos em tentação e, assim, o caminho para o Céu estará bem longe de nós. A Bíblia nos deixa diversos versículos que fala em "vigiar", "temer a Deus" e "observar a sua Palavra. Só assim, escaparemos deste caminho tão tentador para prosseguir para o alvo. Um outro lembrete: são muitos os que irão por ele.

Já o caminho estreito é bem mais difícil do que se imanginava. Segundo o versículo 14, tudo começa na tamanha dificuldade em encontrá-lo, daí podemos imaginar o quanto é estreito. Esse caminho começa a partir do momento em que aceitamos a Senhor Jesus como nosso Salvador, mas isso é o início da nossa jornada. Tomado este passo, agora temos mandamentos para os seguirmos para não nos igualarmos com diveros preceitos do mundo e dos falsos profetas existentes. Devemos ser sal da terra e luz do mundo, ter vigilância para não cairmos em tentação e outras coisas que o cristão irá descobrir ao ler e meditar na Bíblia, sendo este um dos mandamentos para continuarmos firmes no caminho estreito, já encontrado.

Também devemos tomar cuidado para não mudarmos de caminho, pois este papo de "uma vez salvo, sempre salvo" é mais um jargão mentiroso e antibíblico. Em Hebreus 6:4, é dito que
"é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestal, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim quanto a eles, crucificaram o Filho de Deus e o expõem ao vitupério".
Começamos a meditar neste caminho largo e chegamos a uma conclusão terrível: existem muitos pessoas que acham que estão no caminho estreito, mas não estão, pois dão ouvidos a várias doutrinas de demônios e idolatram muitos homens que se dizem de Deus.

Contudo, devemos tomar cuidado, pois o caminho para o Céu, além de ser estreito, é difícil de ser encontrado. Nós que já o encontramos, devemos vigiar e nos questionar sobre nossas atitudes para saber se nos desviamos do caminho e fomos para o caminho largo. Ser cristão genuíno pode até ser difícil, mas é uma vida de paz e alegria no Espírito Santo, pois a morada eterna nos espera.
 
 
 
 
 

Um comentário:

René disse...

Muito bom, Márcia!

Vale lembrar que Jesus nos dá uma dica de como andar nesse caminho estreito: "a si mesmo se negue, dia a dia tome sua cruz e siga-Me!".

Caso você queira ter alguns elementos para estudo sobre perder a salvação, tenho um texto a esse respeito: http://kasteloforte.blogspot.com/2009/04/queda-do-cristao.html . É claro que ele não esgota o assunto, mas, talvez, possa ajudar um pouco.

Grande abraço e continue na Paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...