terça-feira, 20 de julho de 2010

Amigo mais chegado que um irmão



"O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado que um irmão." Provérbios 18:24
Quando era adolescente, achava que amizade é ser rodeada de pessoas que, supostamente, gostam de você em um determinado ambiente. Sofria bastante com isso, pois não era este tipo de pessoa. Com o tempo, percebi que amigo não é número, mas qualidade. Hoje conto nos dedos os meus melhores amigos, os que gostam de mim verdadeiramente. Como é bom amadurecer!

A palavra "amigo" vem do latim amicus e apresenta os seguintes sinônimos: "companheiro", "aliado", "dedicado" e outros.

A Bíblia também trata de amizade. Um dos exemplos mais comentados é a amizade entre Davi e Jônatas, mas existe outras, como a de Noemi e de Rute, Jesus com seus discípulos e Maria, Marta e Lázaro, do rei Dario com Daniel entre outras.

A Palavra de Deus também apresenta pessoas que precisavam de um amigo e não puderam contar com ninguém no momento em que mais precisavam de um: os profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e outros profetas; José, filho de Jacó que foi abandonado por pessoas que considerava amigos, seus próprios irmãos; o apóstolo Paulo, muitas vezes preso e sozinho; o que dizer do próprio Senhor, que foi traído e abandonado pelos demais discípulos, morrendo na cruz, sozinho, pelos nossos pecados. Mas algo em comum fazia com que estas pessoas pessoas de fé se mantinham em pé: a fé em Deus.

Há versículos que falam sobre amizade, dentre eles, além do exposto acima, está o de Próverbios 17:17, muito citado na roda dos irmãos, que diz que "Em todo tempo, ama o amigo, e na angústia, nasce um irmão". Mas o maior versículo sobre amizade, claro, só poderia vir de nosso Senhor Jesus Cristo, como mandamanto: "(...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Marcos 12:31).

Portanto, como cristãos, que amam a verdade de Jesus Cristo, infelizmente, não podemos contar com todas as pessoas do mundo como amigos. Amizade verdadeira podemos contar nos dedos mesmo. E também, como crentes em Jesus Cristo, não devemos deixar de praticar o mandamento de Jesus Cristo, mesmo se aquela pessoa pisar forte no seu calo. Não devemos nos preocupar, pois todos nós vamos dar conta a Deus de nossos atos. Por isso, devemos vigiar.

Para ilustrar esta postagem, quero deixar um exemplo de uma verdadeira amizade; infelizmente, não veio de seres humanos (o amor se esfriaria, se lembram disto?), mas da amizade entre dois cachorros, ditos animais irracionais que tanto criticamos. Será que não somos nós os irracionais nesta história?


NarTube - Watch Video
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...