terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Uma vez salvo, sempre salvo. Será?


Na semana passada, conheci uma garota, nova na minha empresa, que diz ser cristã da igreja batista tradicional. Até aí tudo bem. Quando começamos a falar sobre salvação, ela afirmou, categoricamente, que uma pessoa salva, ou seja, a partir que aceita a Jesus como Senhor e Salvador, permanecerá salva e protegida do grande Dia. Tive que confrontá-la com a Palavra de Deus, pois não concordo com esta teoria calvinista, que afirma que uma pessoa salva, permanece salva, negando, assim, que a salvação é um processo contínuo na vida do cristão.

Pensando nisso, resolvi separar alguns versículos que afirmam que é possível perder a salvação pela falta de obediência à Palavra de Deus, lembrando que a salvação, além de ser pela fé, deve ser mantida pela obediência à vontade de Deus que está contida na Bíblia, confirmando que esta teoria de “uma vez salvo, sempre salvo” é mais uma mentira de Satanás para enganar as pessoas que acreditam no fato de apenas confessar a Jesus e passar pelo batismo, sem obediência e vigilância diária como diz as Escrituras, não devendo se preocupar em perder a Salvação. Observem pelos versículos abaixo como essa afirmação é mentirosa e peçam ao Espírito Santo ajudá-los a refletir.

Mateus 7:21-23. “Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos dirão naquele Dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: ‘Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”

Mateus 24:13. “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”

Mateus 26:41. “Vigiai e orai para que não entreis em tentação.”

João 15:6. “Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.”

Gálatas 5:21. “invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino dos Céus.”

Filipenses 2:12. “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operais a vossa salvação com temor e tremor.”

Hebreus 6:4-6. Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sema outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificaram o Filho de Deus e o expõem ao vitupério.”

II Pedro 2:20-21. “Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado.”

Apocalipse 2:10. “... Se fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

Apocalipse 3:11. “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

É claro que existem muitos versículos na Bíblia que confrontam esta mentira, levando muitos ao engano e a perca da salvação. Também devo tomar cuidado com a minha salvação, pois, como a Bíblia diz, os enganos serão muitos que poderão enganar até os escolhidos.

6 comentários:

J.Jorge disse...

Oi Márcia, lembro de você... Também sinto saudades de você! Em breve estou retornando para SP, e consequentemente para o Rei da Glória.
Beijos e abraços para você parabéns pelo blog.

Wellington disse...

Irmã,eu não acho que a salvação é um processo contínuo,eu acho que ela é imediata;quando a pessoa crê em Jesus,ela automaticamente recebe a salvação.A "santificação" sim,é um processo contínuo,que vai até a nossa morte.
Em relação à perda da salvação,bem...é um assunto bem complicado,né...Mas sabemos que é desejo do Pai que nenhum de nós se perca,por isso:vigiai e orai!
Abraços...

Alessandro Cordeiro disse...

Olá,

Quanto à discussão, sobre "Uma vez salvo, sempre salvo", creio deve melhor ser compreendida como “Salvo, eternamente salvo”.

Primeiro, claramente nas escrituras a salvação não é apresentado em um estado de tempo, a salvação é apresentada no passado, no presente e no futuro. E a frase "Uma vez salvo, sempre salvo” tem como premissa que a salvação aconteceu em algum momento no tempo, mas a salvação, assim como Deus não esta sujeita ao tempo. Logo teríamos que limitar a salvação.
Essa mesma característica é apresentada quanto aos nossos pecados. Pois, todos os meus pecados estão na cruz de Cristo. Sim Todos, os que cometi, o que cometo e que infelizmente (queria não pecar mais) cometerei. Novamente o agir de Deus não limitou ao tempo. Deus criou o tempo e nós vivemos nele.
Jesus disse: "Em verdade vos digo que, antes que Abraão existisse, EU SOU". Ele não diz "antes que Abraão existisse, eu já existia", mas usa novamente a mesma expressão usada por Deus para se apresentar a Moisés: "EU SOU". O que mostra novamente que, o Filho Eterno, não sujeito ao tempo.

Então Posso perder a Salvação? Absolutamente não. Mas já estou Salvo? Também não. Pois como já disse eu já fui salvo, estou sendo salvo e serei salvo.

Então o que falar da apostasia, onde o carro chefe deste argumento é Hebreus 6:4-6? Apostasia é desviasse da fé e nunca foi perder a salvação. Mas o que é fé? A própria bíblia responde “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem”.

É muito claro que a fé esta sujeita ao tempo, observe que a fé esta no presente “olhando” para um futuro, (a Salvação É nos três tempos!). Vamos analisar o que Jesus disse a Pedro:
“Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”.

Fica bem claro que é possível ter fé, (presente), mas passiva de ser perdida (futura).

Em Hebreus 3:12 -14 diz “Vede, irmãos, que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; porque nos temos tornado participantes de Cristo, se é que guardamos firme até o fim a nossa confiança inicial”

Observe que incredulidade aqui é a perda da fé, e isto esta mais do que claro que podemos perdê-la. E mais ainda, a fé de ser estimulada, quando? O TEMPO QUE SE CHAMA HOJE. Novamente a fé esta sujeita ao tempo. E para que a nossa fé não morra, precisamos das obras: “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma”.

Mas, vamos voltar ao Hebreus 6:4-6: “foram iluminados (1), provaram o Dom celestial(2), se tornaram participantes do Espírito Santo(3), e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro”

(1) – A luz de Deus resplandeceu nas trevas na vida da pessoa, ou no mínimo tiveram a revelação do evangelho.
(2) – Corelação de Dom da Justiça e nascer do céu (regeneração)
(3) – Em Romanos 8:9 nos diz: “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Se tornaram participantes do Espírito é porque nasceram novamente.

Como podemos dizer que este não é crente e não nasceu novamente? Sim eles experimentaram a regeneração de Cristo, este é pré-requisito para Salvação, mas a regeneração ocorre em algum tempo na vida do crente. Não há nada na escritura que diz que fomos, estamos e seremos regenerados (novo nascimento).

Fiquem na Graça e na Paz de Cristo!

Unknown disse...

SOU PASTOR EVANGÉLICO E QUERO LHE DAR PARABÉNS, CONCORDO COM O TEXTO QUE REJEITA FRASE: UMA VEZ SALVO PARA SEMPRE. MUITO BEM ESCRITO E CLARO, NÃO DEIXA DÚVIDAS. QUE DEUS CONTINUE LHE DANDO UMA VISÃO CLARO DO REINO.

Unknown disse...


Olá ! Parabéns pelo blog.

Querida, a doutrina, uma vez salvo, salvo para sempre, não é doutrina exclusiva do calvinismo. Vc sabia que existe arminianismo de quatro pontos? Eu não sou calvinista, mas creio, que uma vez salvo, salvo para sempre.
Explico

Na salvação não existe essa de ganhar e perder. Será que Jesus mentiu para nós??? Ele, JESUS, disse: “Todo o que o Pai me dá, virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.” João 6:37.
Jesus prometeu salvação eterna : "dou-lhes a vida eterna e NUNCA hão de perecer e NINGUÉM os arrebatará da minha mão. Meu Pai que mas deu, é maior do que todos e ninguém as arrebatará da mão do meu Pai. Eu e o Pai somos um." Jo 10:28-30.
Portanto, um cristão não pode perder a salvação.
Nada pode separar um cristão do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Nada pode remover um cristão da mão de Deus (João 10:28-29). Deus está disposto e é capaz de garantir e manter a salvação que nos prometeu. Judas 24-25: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória, ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!”


P.S A Bíblia diz que um cristão verdadeiro não vai viver continuamente em um estilo de vida imoral (1 João 3:6).

Eu gostaria de sugerir a leitura do artigo no link abaixo:
http://www.respondi.com.br/2012/02/15-passagens-que-dizem-que-podemos.html

Unknown disse...

Irmãos como assim salvo sempre salvo , quer dizer que posso voltar a pratica do que eu fazia antes , pois já aceitei a Jesus então tenho a salvação e posso correr pelo mundo pois estou salvo , mas eu li na Bíblia em apocalipse que dis 5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. e aí olha que lindo de maneira nenhum riscarei seu nome do livro da vida ,cuidado com que escrevem aí pois a questão aqui são vidas almas prestaremos conta disso , pra mim isso de salvo sempre salvo é uma forma das pessoas viverem pecando , chegaivos a Deus , resisti ao diabo e ele fugirá de vos , todos os dias luto pela minha salvação , por que se assim não for eu voltarei as minhas vontades e tenho certeza que me a fastarei da presença de Deus . Obrigado paz de Jesus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...