domingo, 17 de abril de 2011

Salmo 1: uma das bases bíblicas para iniciar a caminhada cristã

"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." Salmo 1:1-2
Quando percebo que estou cometendo algum pecado, principalmente de forma constante, sempre me lembro destes dois versículos do Salmo 1, pois eles resumem a maneira como devemos andar como cristãos aqui na terra.

Este salmo, além deste ensinamento, apresenta dois tipos de pessoas, segundo a visão do Deus: o justo e o ímpio. Vejam a descrição destes tipos de pessoas no texto abaixo:
O salmo 1 serve como introdução a todo o livro dos Salmos. Ele contrasta os dois únicos tipos de pessoas do ponto de vista de Deus, tendo cada tipo um conjunto distintivo de princípios de vida: (1) os justos, que são caracterizados pela retidão, pelo amor, pela obediência à Palavra de Deus e pela separação do mundo; e (2) os ímpios, que representam o modo de ser e as idéias do mundo, que não permanecem na Palavra de Deus, e que por isso não têm parte na assembléia do povo de Deus. Ele conhece e abençoa o justo, mas o ímpio não tem parte no Reino de Deus e perecerá (v. 6). A separação entre esses dois grupos de pessoas existirá no decurso da história da redenção e continuará na eternidade. (Bíblia de Estudos Pentecostal, 1998)
Percebem a descrição do justo: são aqueles que amam ao Senhor e se separam do mundo, ou seja, aceita a Palavra de Deus como única de suas vidas, rejeitando todo ensinamento contrário a ela. Quanto aos ímpios, estes são aqueles que andam ao contrário do que a Bíblia ensina.

Podemos encontrar ímpios ao nosso redor, no nosso trabalho, na internet e até na maioria das igrejas ditas evangélicas que pregam muitas doutrinas antibíblicas, levando muitos à perdição eterna. Vai me dizer que não?

Quando meditamos na Palavra do Senhor, principalmente nos livros do Novo Testamento, podemos perceber este contraste entre o justo e o ímpio. Hoje, não é diferente. Percebemos que a iniquidade tem aumentado a cada dia (e será ainda pior), como ímpios sendo mais ímpios ainda; mas será que os justos são ainda mais justos? Acredito que é nisto que devemos meditar e vigiar.

Quando decidimos ter a Cristo como Senhor nas nossas vidas, aceitamos a sua Palavra com única, independentemente das inúmeras sabedorias ímpias que aparecem a todo instante. É importante adquirirmos qualquer tipo de conhecimento, mas torná-lo como parte de nossas vidas, nos transformariam em ímpios.

O último versículo afirma que Deus só conhece o caminho dos justos, demonstrando o seu amor àqueles que perseveram na sua Lei, aos que amam verdadeiramente a Deus e a sua Palavra, praticando-a; quanto aos ímpios, Deus afirma que as escolhas deles, que são contrárias à Palavra de Deus, perecerão, ou seja, não tem valor diante do Senhor. Por isso não gosto quando vejo algum ímpio na televisão dando graças a Deus por algum sucesso mundano e pecador.

Graças a Deus sempre me lembro deste salmo toda vez que saio da linha, pois sou pecadora e preciso da graça e misericórdia do Senhor. Que Deus, através de Jesus Cristo, me ajude a cada dia a me tornar mais justa, pois os dias são maus e serão ainda piores. Infelizmente, sentiremos na pele a influência da nossa decisão em nos tornarmos justos, pois o mundo nos odeia - e Jesus está voltando. Preparemos as nossas vestes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...