Supercola
Era 1942, e o doutor Harry Coover estava atrás de um plástico supertransparente que pudesse ser usado para fazer miras de armas. Realizando experimentos com cianoacrilato, acabou com os dedos grudados e criou a precursora da Super Bonder.
Alexander Fleming saiu de férias e deixou umas placas com culturas de microrganismos no laboratório. Quando voltou, elas haviam sido tomadas pelo poderoso fungo Penicillium, que matou todas as bactérias que havia antes em volta.
Numa feira de comidas em Saint Louis (EUA), em 1904, uma barraquinha de sorvete ficou sem pratos para servir o produto. Ao lado, uma outra vendia um tipo de waffle da Pérsia. Enrolaram em forma de cone e... bingo!
Por causa da temperatura, os vinhos da região de Champagne, na França, fermentavam de novo dentro da garrafa. Um dia o monge dom Pérignon deu um gole, gostou, e de vinho estragado ela virou bebida chique.
Surgiu na era medieval, quando mercadores resolveram ferver o vinho para mantê-lo fresco e com menos volume durante longas viagens.
Um magnata de Nova York reclamou que as batatas fritas que lhe serviram estavam grossas demais. O chef, irritado, cortou-as então tão finas quanto papel, deixando-as mais crocantes e saborosas.
LSD
O doutor Albert Hofmann tentava criar uma droga para amenizar as dores do parto quando criou o alucinógeno. Cinco anos depois, experimentou a substância e, voltando de bike para casa, viu “imagens fantásticas, que se moviam de maneira caleidoscópica”.
Picolé
Uma criança de 11 anos estava misturando suco em pó e água com um palito e deixou a brincadeira na varanda, justamente numa noite de frio recorde em São Francisco (EUA). O resto é história.
O francês Edward Benedictus derrubou um frasco da prateleira e percebeu que o vidro havia quebrado, mas não estilhaçado. Explica-se: dentro havia nitrato de celulose, que funcionou como um adesivo.
Viagra
Pesquisadores estavam trabalhando duro para inventar um remédio para angina (dor no peito causada por carência de oxigênio) e acabaram inventando o “diamante azul”.
Adoçante
Era para ter sido um medicamento para febre. Michael Sveda mexia com ciclamato no laboratório quando levou as mãos à boca e sentiu um gosto doce...
Raio X
Cientistas já brincavam com radiação eletromagnética, mas não sabiam que ela servia para tirar radiografias. Wilhelm Röntgen foi quem batizou a invenção, depois de assustar-se com os ossos de sua mão projetados numa parede.
Um funcionário da 3M inventou um adesivo que não colava direito. O fracasso virou sucesso quatro anos depois, quando um colega resolveu usá-lo para colar anotações em seu livro de hinos.
Diz a lenda que Percy Spencer estava trabalhando num aparelho de radar quando reparou que o chocolate que estava em seu bolso tinha derretido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário