Castelo Forte é um hino bem conhecido pelos cristãos de todo o mundo. Foi escrito por Martinho Lutero (1483-1546), iniciador da famosa Reforma Protestante, na Europa.
Lutero pregava com ousadia sobre os abusos, erros e pecados da Igreja Católica Romana. Por causa disto, o Papa e outros líderes da Igreja queriam a sua morte.
Em 1521, o reformista publicou suas noventa e cinco teses sobre a Igreja Católica, denunciando todos os males citados acima, dando início a maior revolução na história da Igreja: a Reforma Protestante.
Matinho Lutero ainda teve tempo de traduzir a Bíblia Sagrada do hebraico e grego para o alemão; isto levou treze anos. Se não fosse por esta iniciativa, não teríamos as versões em português hoje.
Castelo forte é considerado um hino inigualável, que foi escrito nos momentos mais difíceis da Reforma: sofria perseguições por parte do imperador Carlos V ameaçavam a existência dos protestantes e ameaças de morte a todo tempo.
Castelo forte é nosso DeusEspada e bom escudoCom Seu poder defende os seusEm todo transe agudoCom fúria pertinazPersegue SatanásCom artimanhas taisE astúcias tão cruéisQue iguais não há na terra
Se nos quiserem devorarDemônios não contadosNão nos podiam assustarNem somos derrotadosO grande acusadorDos servos do SenhorJá condenado estáVencido cairáPor uma só palavra
Sim que a palavra ficaráSabemos com certezaE nada nos assustaráCom Cristo por defesaSe temos que perderOs filhos, bens, mulherEmbora a vida váPor nós Jesus estáE dar-nos-á seu reino.
Agora, um vídeo com o hino tocado no violão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário