“E ele disse: Tenho sido mui zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem.” I Reis 19:10
Hoje teve mais um culto doméstico na minha casa e, como sempre foi uma benção, só não teve labaredas de fogo como nos cultos evangélicos (rrrrr).
Bom, o versículo acima é de uma passagem em que Elias, após a destruição dos profetas de Baal, foi ameaçado pela víbora da rainha Jezabel. Com isso, resolveu fugir e se esconder em uma caverna.
Nas pregações pentecostais por aí, pegam este exemplo de Elias e pregam para não ser como ele, mas corajoso e cheio de fé para ter bens materiais e ser tremendamente “abençoado”. O curioso é que esses pregadores da fé se esquecem de que o profeta também era de carne; por isso teve sabedoria em se esconder na caverna.
Devemos nos colocar no lugar de Elias. Imagina a situação: mataram todos os homens de Deus (profetas) de Israel; o profeta estava sozinho (não tinha nem uma esposa para ser confortado) e ainda queriam a sua cabeça! É pra ter medo, sim.
Se Elias tivesse cometido um tremendo pecado, não acham que Deus deveria ter se afastado dele? Mas não foi isso que aconteceu. O Senhor dialogou com o profeta, fazendo com que ele se abrisse com Deus, como podemos ver no versículo de abertura desta postagem. E assim, Deus, com tamanha misericórdia, o livrou das mãos de Jezabel, preparou um substituto (Eliseu) e ainda foi arrebatado! Que benção.
Acredito que os cristãos deveriam ser sinceros com o Senhor: durante a oração, ser franco com Deus e contar verdadeiramente as suas fraquezas, pois Deus é rico em misericórdia para perdoar os nossos pecados e nos dar forças para não cairmos novamente. Foi o que fez com Elias.
Portanto, não devemos “condenar” o profeta Elias pelo seu momento de fraqueza, mas tomar como exemplo de vida cristã e sermos totalmente sinceros com Deus, pois Ele não nos desamparará por sermos fracos e pecadores. Devemos ter cuidado em acharmos que somos poderosos, mas devemos ser humildes na presença do Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário