domingo, 6 de novembro de 2011

O homem carnal e o homem espiritual



As Escrituras dividem todos os seres humanos, em geral, em duas classes:

1.  O homem/mulher natural, denotando a pessoa irregenerada, isto é, governada por seus próprios instintos naturais. Tal pessoa não tem o Espírito Santo, está sob o domínio de Satanás e é escravo da carne com suas paixões. Pertence ao mundo, está em harmonia com ele e rejeita as coisas do Espírito. A pessoa natural não consegue compreender a Deus, nem os seus caminhos; pelo contrário, depende do raciocínio ou emoções humanas.
2.  O homem/mulher espiritual denota a pessoa regenerada, isto é, que tem o Espírito Santo. Essa pessoa tem mentalidade espiritual, conhece os pensamentos de Deus e vive pelo Espírito de Deus. Tal pessoa crê em Jesus Cristo, esforça-se para seguir a orientação do Espírito que nela habita e resiste aos desejos sensuais e ao domínio do pecado.

Como tornar-se um crente espiritual? Aceitando pela fé a salvação em Cristo, a pessoa é regenerada; o Espírito Santo lhe confere uma nova natureza mediante a concessão da vida divina. Essa pessoa nasce de novo, é renovada, torna-se nova criatura e obtém a justiça de Deus mediante a fé em Cristo.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal

Base bíblica: II Pedro 1:4, 2:12; Romanos 8:4-17; Efésios 2:3; Tiago 4:4; I Coríntios 2:12-15, 3:1; Gálatas 5:16-26; João 3:3-7.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...