domingo, 26 de junho de 2011

Bagunça na igreja e na escola pública: tudo a ver


Estou lendo um livro sobre como tratar a variação linguística na escola e uma coisa me chamou a atenção: descobri como a educação pública se transformou em um caos e o que isso tem a ver com a igreja evangélica hoje.

Tudo começou no início da década de 1960. Até aí, só quem frequentava a escola pública era os mais ricos e abastados e, lá, só se ensinava a norma culta da língua portuguesa, as regras gramaticais que temos hoje. Ou seja, a escola ostentava um bom rigor na educação, e os alunos tiveram que se adaptar com isso, senão, não prosseguiriam com seus estudos.

A partir dessa década, os mais pobres, que começavam a ter um lugar nas cidades urbanas por meio de favelas, queriam que seus filhos frequentassem a mesma escola pública dos ricos. O problema é que esses alunos mais pobres não falavam a “mesma língua” dos mais ricos, apresentando uma variação linguística que a escola não soube tratar. Conclusão: esses novos alunos não “aceitaram” essa norma culta, fazendo com que a escola não tivesse postura em se manter a sua crença rígida. Hoje, temos salas superlotadas, alunos de diversas famílias, perfeitas ou não, com a violência tomando conta das escolas, e a profissão do professor cada vez mais superdesvalorizada. A liderança da educação sumiu para se adaptar à bagunça.

Bom, o que isso tem a ver com a igreja evangélica? Bem antes desse movimento pentecostal barulhento que temos visto hoje, antigamente, tinha-se um rigor no ensino do verdadeiro evangelho. O problema é que começou a entrar um grande número de pessoas que não aceitavam a rigidez da Palavra de Deus, fazendo com a igreja se adaptasse a esses novos membros, o que virou uma tremenda bagunça. É festa junina para arrecadar dinheiro, é marcha para simpatizantes de Deus (não dos verdadeiros que se negam e carregam a sua cruz), são várias tribos evangélicas dentre outros absurdos. Onde está a postura da liderança em amar a Palavra de Deus em vez do mundo?

Por isso que, por mais que sinta falta de uma “congregar” em uma igreja, jamais aprovo a bagunça que está nas igrejas hoje. Algo que deveria simples, de acordo com as escrituras, se transformou em um estresse marqueteiro, na preocupação com quantidade no lugar da qualidade espiritual dos membros. Como cristã, devo seguir ao mandamento do Senhor: fugir, prosseguir para o alvo, olhar para o autor e consumador da fé.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O que fizeram com a Santa Ceia



Acreditem se quiser. A foto acima é de uma Santa Ceia (?) realizada em uma igreja evangélica, que diz ter conhecimento do que é isso. Francamente, com essa bagunça, acredito que não.


Os evangélicos têm feito da Santa Ceia uma reunião em que participam pessoas egoístas e avarentas com o intuito receberem "poder que vem do alto" e ter "uma semana de vitória". Os próprios líderes dizem que a pessoa receberá esse poder será muito abençoada por Ele através da Santa Ceia, ou seja, algo que era para ser simples transformou-se em uma reunião mística com até nomes como Santa Ceia do Poder, Santa Ceia da Vitória etc. Sabendo disso, por que será somente em uma reunião como essa, de preferência, o primeiro domingo do mês, a igreja fica cheia?
Para os que interpretam a Bíblia erroneamente, a Santa Ceia não tem baderna, de acordo como o que diz as Escrituras. Veja o que Jesus Cristo disse como deve ser o nosso comportamento em uma Santa Ceia em Lucas 22:17-20: 
"E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós."
Paulo, o imitador de Cristo, ratificou as palavras de Jesus Cristo em sua primeira carta aos coríntios (I Coríntios 11:23-26):
"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha."
O apóstolo ainda acrescentou o real motivo dessa reunião: anunciar a morte do Senhor até que Ele venha. Ou seja, a Santa Ceia não é momento de baderna e de receber mais benção de Deus (O Senhor já enviou seu Filho, o que é que vou querer mais dEle?). É um momento de reflexão de quem realmente somos - vis pecadores - e de trazer à memória o sacrifício de Jesus pelos nossos pecados. Então, a congregação deveria estar em silêncio e reverência diante do Senhor, pois é um momento muito sério.


Portanto, deixei de frequentar essas reuniões ditas Santa Ceia porque em nada leva a pessoa a refletir em seus pecados e lembrar-se de como foi sacrificável a morte de Jesus Cristo pelos nosso pecados. Prefiro uma reunião silenciosa, de preferência, com poucas pessoas. Isso sim é uma Santa Ceia do Senhor, e devemos agir assim até a sua volta.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Folga na semana que vem


Na semana que vem, teremos mais um feriado, desta vez de Corpus Christi (ou "Porcos tristes", há algum tempo, tive que aguentar, né!) e recebi a sexta-feira de folga no meu trabalho. Então, só acordarei cedo até quarta-feira.

Quero muiiiiiiiiiiiito descansar nessa folga, mas terei que preparar meu projeto de TCC até o dia 30 desse mês e percebi que será bem trabalhaso redigir dez simples páginas sobre o que os passos da minha pesquisa.

Faz um tempo que não vou ao cinema e, por isso, vou aproveitar a ocasião para uma ida ao shopping e comer a deliciosa pipoca do Cinemark.

Também pretendo organizar minha vida de oração e leitura da Bíblia. Quando não trabalhava em tempo integral, tinha hora certa para orar e ler a Bíblia. Agora, com essa vida corrida... Não gosto dessa situação desorganizada. Às vezes, pelo fato de acordar cedo, não consigo ler nada de manhã, nem à noite quando volto do trabalho, pois passo, praticamente, o dia inteiro lendo e corrigindo textos, o que me cansa à vista e a cabeça.

Esta foi a profissão que escolhi, revisora de textos, e confesso que ando meio cansada de tantas leituras no trabalho e poucas na vida pessoal. Mas não posso negar que tudo isso é direção do Senhor na minha vida. Por isso, dou sempre graças a Deus pelo fato de estar trabalhando e ter um salário mensal todo final do mês, pois o Senhor supre todas as minhas necessidades.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dia dos Namorados: The shop around the corner e You've got mail


Para lembrar e comemorar o Dia dos Namorados, nada como uma boa comédia romântica. Pode passar gerações, mas a minha favorita é You've got mail, mais conhecida como Mensagem pra você, de 1998, com Tom Hanks e Meg Ryan.

Passados alguns anos depois que assisti pela primeira vez, descobri que a história é uma refilmagem de um filme de 1940 estrelado James Stewart e Margaret Sullavan, The shop around the corner, sem mudar a história, apenas adaptando-a para os dias de hoje. Engraçado que o título do filme de 1940 é justamente o nome da loja da personagem de Meg!

Toda vez que passa um repeteco, quando tenho tempo, não perco de jeito nenhum. É uma comédia deliciosa de se assistir.

Abaixo está um vídeo com as duas cenas dos filmes em que os persoangens se encontram no café para se "conhecerem" após tantas correspondências - e e-mails.


VuuTV - Watch Video
 
http://youtu.be/WQIjcZLLsug




domingo, 5 de junho de 2011

Sabedoria deste mundo, pra quê?


Estou no final da minha pós-graduação, graças a Deus, lembrando que foi o Senhor quem me abençoou com este presente. Agora, estou organizando as minhas ideias para o meu trabalho de TCC, o que está sendo algo bem desgastante para a minha mente e corpo.

No entanto, quero compartilhar algo que meditei sobre isso. Pretendo trabalhar com variação linguística na dublagem brasileira, o que me fez organizar uma bibliografia sobre o assunto. São vários estudos e pensamentos a respeito disso, e isso faz com que alguns se revoltassem sobre variação linguística (como a que aconteceu nesses meses anteriores sobre um livro didático que trata sobre preconceito linguistico).

Mas eu preciso tomar cuidado para não ficar maluca e me apegar a tudo isso, pois essa sabedoria é passageira. Meditando nisso, lembrei-me de um versículo (aliás, dois) em I Coríntios 3:19-20:
 "Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos."
É bom ter conhecimentos e devo honrar a Deus com este trabalho de TCC, porém preciso tomar cuidado para não me apegar a tantos pensamentos ditos sábios, pois isso não me levará ao Céu; estarei amando mais o presente século se prosseguir nesse caminho.

Portanto, o que eu digo, segundo a Palavra, é que todos esses conhecimentos são inúteis diante do Senhor, mas é bom ser inteligente e saber lidar com tudo isso, sem afastar a Palavra de Deus na minha vida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...