domingo, 31 de outubro de 2010

Bons tempos: Os Trapalhões

Quando Pequena época, frequentava uma Igreja Batista e, pingos de IR AO da Noite Culto, começava Que Às 19h30, AO assistia Os Trapalhões Às 19h00 e Saia semper quando era uma Piada Penultima.

Lembro Que era hum piadas Programa agradáveis com, SEM Apelação Como nsa Programas humorísticos de Hoje, OS cais Quais d'Orsay nao tenho NEM Vontade de assistir.

Como Viver e relembrar, selecionei Três vídeos deste Programa bacana So Para NÓS, OS marmanjões, rirem e se UM POUCO delicarem.






quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Eu vi o Amado Batista!

Geeeeeente! Quando volto do trabalho, sempre passo pela livraria Martins Fontes na Avenida Paulista. Pois bem, ontem, no meu retorno para casa, me deparei com uma fila enoooooorme na livraria e pensei: "Deve ser alguém famoso pintando por lá. Como não queria nada com nada, resolvi dar uma espiada lá dentro e, para minha surpresa, era o Amado Batista.

Vocês não tem noção como este cara tem muitas fãs. Tinha mulherada tudo gritando: "Ahhhhhhh! Eu te amo! A foto abaixo diz tudo. Tirei por pura curiosidade para postar neste blogue e provar que não estou mentindo.


domingo, 17 de outubro de 2010

Davi, nosso exemplo de busca ao Senhor


Então, entrou o rei Davi, e ficou perante o SENHOR, e disse: Quem sou eu, Senhor JEOVÁ, e qual é a minha casa, que me trouxeste até aqui? II Samuel 7:18
Quando meditamos sobre a vida de Davi, algumas pregações remetem ao momento em que o rei de Israel caiu em tentação com Bate-Sebá. Mas não quero que esta postagem seja mais uma sobre o pecado de Davi. Desejo falar sobre uma atitude positiva que devemos ter como cristãos, e que ele fazia muito bem: a busca constante pela presença do Senhor.

Sim, o rei Davi não se apoiava em consultar a Deus através de profetas. Ele mesmo se diriga até a presença do Senhor e em tudo consultava a Deus, só não fez isso quando pecou com Bate-Sebá - rsss.

Fora isso, a atitude de Davi deve ser seguida por todos nós, agora que, por meio de Jesus Cristo, nos tornamos filhos de Deus.

Ao meditarmos nas passagens de II Samuel e I Crônicas sobre a vida do filho de Jessé, podemos ver vários versículos em que apresente um rei que consultava a Deus. Isso não pode ser negligenciado por nós; em tudo (tudo mesmo) devemos consultar a Deus, pedir a sua direção e vontade.

Como isso é possível? Ora, quando nos acostumamos a orar, buscar a Deus e meditar na sua palavra, adquirimos discernimento para saber qual é a vontade de Deus - nem sempre é o que almejamos, mas, como filhos obedientes, nos conformamos e aceitamos, pois sabemos que é para o nosso bem espirital.

Davi não somente entrava na presença do Senhor para consultar a Deus, mas ele O adorava também. Vejam o versículo 28 do mesmo capítulo:
"Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem."

Mesmo Davi não recebendo a resposta que ele buscava, ele o reconhecia como Senhor de todas as coisas.

Quando decidimos entrar na presença de Deus, não é de qualquer jeito. Nós devemos saber este momento é muito sério para a nossa vida espiritual.

Hoje nós somos o templo do Deus vivo (I Coríntios 3:16) e, assim como o rei Davi, é a nossa necessidade separarmos um tempo de qualidade para buscar a Deus, adorá-lo, pedir a sua direção e vontade. Para um cristão isso é um privilégio, porque assim, não andaremos sozinhos neste mundo tenebroso, pois temos certeza de que Deus nos guiará e nos livrará de todo o mal.



Caminho estreito - Vencedores por Cristo



No tempo distraído em viver
Tu podes ter caído por não crer
Em cada parte sempre
Há setas pra seguir
Ocultas em tua mente
Há nuvens onde ir


Caminho largo aponta direção
Mas no final desposta perdição
Ao lado desta estrada
Caminho estreito tem
A porta é apertada
Mas leva à vida além


Ouve, meu irmão
O que Deus te quer falar
Tome a direçao
Que hoje Cristo quer te dar


O dia de hoje vives sem saber
O teu querer é livre pra escolher
Os dois caminhos perto estão
A responder-te vem
Só um, porém, é certo
Cuidado, pense bem


Ouve, meu irmão
O que Deus te quer falar
Tome a direção
Que hoje Cristo quer te dar


Vida eterna!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do professor: homenagem do meu trabalho


Olá, para quem não sabe, sou professora de português, revisora de textos e preparadora de originais. Trabalho no preparo de apostilas de ensino a distância em uma escola deste perfil em São Paulo. Também escrevo postagens dando dicas de português para o blogue do meu trabalho e, graças a Deus, o meu trabalho vem repercurtindo muito bem.

Hoje, Dia do Professor, a minha empresa resolveu homenagear os professores de lá com uma postagem especial que traz os depoimentos das professoras do Brooklin, inclusive o meu.

Acima, está a foto das minhas outras coleguinhas de trabalho: as professoras Roseli e Claudia. Ambas são muito legais e ótimas profissionais.

Vejam abaixo o depoimento que escrevi sobre o que é ser professor, postado no blogue da minha empresa:


Antes de ser professora, prestei vestibular para Jornalismo e, como segunda opção, Letras. Não passei em Jornalismo, como perceberam.

Terminada a faculdade, me apaixonei pela profissão de revisor de textos, só não sabia que era tão difícil assim alcançar este objetivo. Não queria dar aula de jeito nenhum, mas decidi que a minha vida profissional estaria nas mãos de Deus e só Ele é quem dirigia a minha vida.

Antes de ser professora, trabalhava em uma imobiliária desde 1997. Quando fui demitida de lá, em 2002, resolvi mergulhar na profissão de educadora. Então, no ano seguinte, comecei a lecionar em escolas públicas aqui em São Paulo. Foi uma experiência e tanto!

Nos anos seguintes, fui me aperfeiçoando no dom de "dar aula" e, aos poucos, comecei a "manjar" a tal gramática da língua portuguesa, algo que você não consegue na faculdade, somente na prática profissional.

Comecei a dar aula particular em minha casa em 2007 e percebi o quanto é gostoso ser professora, pois via os resultados positivos que os meus alunos alcançavam. Foi aí que me aperfeiçoei mais e mais na gramática do português.

Em 2008, decidi fazer um curso de revisor de textos. Dois meses após a conclusão do curso, fui contratada pelo Instituto Universal Brasileiro para ser uma das revisoras de textos da empresa. Nem tinha experiência nesta profissão, mas em tudo o Senhor me deu graça e sabedoria, e tem me dado até hoje.

Hoje, realizada profissinalmente, faz mais de dois anos que estou no IUB. Trabalho como revisora de textos, preparadora de originais, professora de português e comecei a escrever cursos de qualificação profissional. Um passo muito grande para a minha carreira.

Sempre digo que não tenho nada, que tudo vem do Senhor. Por isso, sempre dou graças a Deus por Ele dirigir a minha vida profissional. Muitos dizem que ser professor não é legal, mas, quando você deixa Deus diririgr a sua vida, não importa a profissão; o que importa é o resultado final quando deixamos Deus realmente guiar as nossas vidas.




O professor



É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.

Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".

Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.

Não falta ao colégio, é um "Adesivo".
Precisa faltar, é um "turista".

Conversa com os outros professores, está "malhando" nos alunos.
Não conversa, é um desligado.

Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.

Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.

Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não se sabe impor.

A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as hipóteses do aluno.

Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.

Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.

Exige, é rude.
Elogia, é debochado.

O aluno é retido, é perseguição.
O aluno é aprovado, deitou "água-benta".

É! O professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele.


Jô Soares



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Entre milhões de telespectadores contentes, uma mulher sofreu com a cena do resgate na mina


A história de Marta Salinas, que assistiu pela televisão seu marido, o mineiro Yonni Barrios, ser recebido pela amante na saída

Quando Susana Valenzuela entrou na sua casa, na periferia de Copiapó, aos prantos, porque Yonni Barrios havia sofrido um acidente na mina San José, onde trabalhava, Marta Salinas pensou, mas faltou coragem para falar. “Não é você a nova mulher? Que vá então resolver o problema”. Não teve coragem. Ainda é apaixonada pelo marido, que a trocou pela vizinha. Seria uma situação comum se ele não fosse um dos mais novos heróis do país - e se o mundo não tivesse sido testemunha desse triângulo, desfeito com a negativa de Marta ao pedido do mineiro, que queria mostrar a todos suas duas mulheres quando saísse do buraco onde esteve por 69 dias.

Marta sente vergonha. Está maquiada com forte sombra cor de cobre, como sua pele, usa um confiante batom roxo e olha firme com quem fala, mas entrelaça os dedos entre as pernas com nervosismo para afirmar que tem uma família, filhos e netos que não merecem ouvir as piadas que seu marido ensejou. Ela aceitou conversar com a reportagem do site de VEJA em sua casa, na cozinha, olhando para o mesmo balcão branco que foi o motivo do fim de seu casamento, uma união que durou quase três décadas.

Oito casas acima vive a mulher que encomendou a peça feita por Barrios - que, por sinal, é “muito, muito habilidoso”, lembra Marta, em apenas uma das muitas qualidades que enumerou quando falava sobre o mineiro. Há dois anos, as idas à casa de Susana transformaram a vizinha em amante. Ela sempre soube, mas perdoava: “Porque era comigo que ele vinha se proteger”. Marta comenta sua situação: “Quantos mineiros têm mais de uma mulher por aí? No mundo, quantos têm casos? Foi culpa minha. É sempre a gente que permite”. Por culpa ou por qualquer outra razão, esteve no acampamento Esperança por 65 dias consecutivos e oito noites em claro esperando pelo marido que ordenou, em sua primeira carta à superfície: “Deem todo o meu dinheiro à Susana. É com ela que vivo e é por ela que sou apaixonado.”

Susto - A família de Barrios, que nunca aceitou a amante, se encarregou do dinheiro, mas deu a ela o suficiente para que pagasse as contas do mês. Marta ficou responsável por depositar os 8.000 dólares doados por um empresário e receber os presentes que chegavam – de tênis Nike e lembranças do presidente Sebastian Piñera a um crucifixo entregue por diplomatas palestinos. Tudo isso entregará a ele. “Mas quando vier aqui pegar, porque nem ao hospital eu vou”, avisa. A mágoa maior veio na última segunda-feira, quando foi divulgada aos familiares a lista de quem receberia os mineiros na saída do túnel. Os nomes foram escolhidos pelos próprios. Marta levou um susto. “Vi meu nome e o dela, apenas nós duas. Ele sempre fez isso comigo, não é uma novidade. Mas precisei viver toda essa situação para me dar conta.”

Marta se recusou a aceitar o pedido. O psicólogo responsável pelo acompanhamento de mineiros e familiares, Alberto Iturra, tentou dissuadi-la. “Estava pensando apenas nele, no momento que vive. Mas e eu? Também sou um ser humano, também sinto.” Por videoconferência, Barrios já havia tocado no assunto, mas ela não levou a sério. “Imaginava que podia fazer qualquer coisa comigo. Mas me colocar na frente das câmeras que estão correndo o mundo, ao lado da outra, com ele no meio, foi demais para mim”, explicou.

'Ele me procurava' - Ela manteve a decisão, não foi à mina e assistiu ao resgate pela televisão. “Não chorei. Estou feliz pelo resgate, por todos os 33. Não por ele, que para mim não é mais nada”, contou, com as bochechas tremendo e os olhos cheios de lágrimas, mas com a feição intacta. “Ele me ensinou a ser dura”, lembrou, antes de amolecer e apontar para a televisão dizendo que percebeu que Barrios não estava bem quando saiu da cápsula, na tarde da última quarta-feira. “Um pouco pelo problema de alcoolismo que enfrenta, mas sabe pelo que mais? Ele não a beijou, e me procurava. Não acreditou que eu não iria”. O problema de alcoolismo foi desmentido pelo ministro da Saúde durante todo o tempo em que estiveram soterrados, mas Marta o confirma à reportagem. Assim que soube o período longo em que estaria confinado, ela temeu por crises de abstinência e por problemas psicológicos que Barrios teria ao parar de beber tão bruscamente.

Quando comenta a quantidade de doações que ele já recebeu - cerca de 20.000 dólares - diz que o dinheiro pode durar pouco. Marta fala que já o viu gastar metade disso “em um mês, bebendo”. O que também passará rápido, sabe ela, é a fama, “que não dura mais do que 15 minutos, todos sabemos". "Com o primeiro terremoto foi assim, com o segundo também. Ainda há gente sem ter onde morar, dormindo em barracas, e ninguém diz mais nada”, lamenta, em referência às vítimas das últimas tragédias chilenas. O próximo passo é pedir o divórcio. “Cheguei até onde consegui e daqui não passo. Foi demais para mim. Que viva a vida dele e aproveite o momento. Serão dois, três meses, e tudo acabará.”


Fonte: Veja Online

Olhe! Já chegou o disco voador! (ops, o livro voador!)

Nem Quico acreditaria nisto. Um livro voador! Por esta o presidente americano não esperava.






terça-feira, 12 de outubro de 2010

Curtindo o meu feriadão


Que delícia ficar à toa por quatro dias seguidos. Confesso que precisava desta parada, pois estava a mil por hora toda a semana.

Não reclamo da minha vida, não. Aliás, sempre me ajoelho e dou graças a Deus pelo fato de eu estar trabalhando, algo muito difícil nos dias de hoje. Somente pela misericórdia do Senhor.

Como perceberam, teve culto domingo na casa do meu irmão e postei a mensagem meditada para a glória de Deus.

Ontem, aproveitei realmente o meu dia de folga, enquanto outros estavam trabalhando (rsss). Fui ao cinema e comecei a ficar um pouco estressada, mas comecei a falar comigo mesma: "Estou de folga, estou de folga...". Assisti à Tropa de Elite 2, um filme que tem sido bem comentado. Confesso que gostei mais deste do que do primeiro. À noite, vi o meu amô! Ele foi trabalhar e aproveitou para passar aqui em casa.

Alguns dias de folga são sempre bons, principalmente para colocar a sua cabeça no lugar e meditar nas coisas do alto. Também aproveitei estes dias para fazer isso também, ou pensaram que fiquei à toa o tempo todo!

Não sei quando vou ter mais uma oportunidade destas, mas, com folga ou sem folga, dou graças a Deus por tudo o que Ele tem permitido na minha vida. Só preciso aprender a me disciplinar e a me organizar para não deixar que tudo isso tome o lugar do Senhor na minha vida.




domingo, 10 de outubro de 2010

Caminho estreito: difícil de encontrá-lo e, quando o acha, difícil de andar nele


"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7: 13-14
Hoje, domingo, foi dia de culto na casa do meu irmão. Tivemos, como visitante, a sogra dele, que gostou muito e se sentiu à vontade com os louvores entoados através da Harpa Cristã e com o momento da oração final, em que fizemos petições por várias pessoas e parentes e também agradecemos a Deus por tudo o que Ele tem nos dado (saúde, paz, alimento e só).

Na pregação da Palavra de Deus, meditamos nestes versículos, muito conhecido por nós, cristãos, porém pouco meditado nas igrejas milagreiras e profetisiosas. Como perceberam, os versículos tratam sobre dois caminhos que existem na vida do ser humano: o largo e o estreito.

O caminho largo é o que leva a pessoa à perdição eterna. É fácil de ser encontrado e muito mais fácil de andar por ele. Conhecemos pelas obras da carne, pelas diversas tentações nos olhos que, se as praticarmos, cairemos em tentação e, assim, o caminho para o Céu estará bem longe de nós. A Bíblia nos deixa diversos versículos que fala em "vigiar", "temer a Deus" e "observar a sua Palavra. Só assim, escaparemos deste caminho tão tentador para prosseguir para o alvo. Um outro lembrete: são muitos os que irão por ele.

Já o caminho estreito é bem mais difícil do que se imanginava. Segundo o versículo 14, tudo começa na tamanha dificuldade em encontrá-lo, daí podemos imaginar o quanto é estreito. Esse caminho começa a partir do momento em que aceitamos a Senhor Jesus como nosso Salvador, mas isso é o início da nossa jornada. Tomado este passo, agora temos mandamentos para os seguirmos para não nos igualarmos com diveros preceitos do mundo e dos falsos profetas existentes. Devemos ser sal da terra e luz do mundo, ter vigilância para não cairmos em tentação e outras coisas que o cristão irá descobrir ao ler e meditar na Bíblia, sendo este um dos mandamentos para continuarmos firmes no caminho estreito, já encontrado.

Também devemos tomar cuidado para não mudarmos de caminho, pois este papo de "uma vez salvo, sempre salvo" é mais um jargão mentiroso e antibíblico. Em Hebreus 6:4, é dito que
"é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestal, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim quanto a eles, crucificaram o Filho de Deus e o expõem ao vitupério".
Começamos a meditar neste caminho largo e chegamos a uma conclusão terrível: existem muitos pessoas que acham que estão no caminho estreito, mas não estão, pois dão ouvidos a várias doutrinas de demônios e idolatram muitos homens que se dizem de Deus.

Contudo, devemos tomar cuidado, pois o caminho para o Céu, além de ser estreito, é difícil de ser encontrado. Nós que já o encontramos, devemos vigiar e nos questionar sobre nossas atitudes para saber se nos desviamos do caminho e fomos para o caminho largo. Ser cristão genuíno pode até ser difícil, mas é uma vida de paz e alegria no Espírito Santo, pois a morada eterna nos espera.
 
 
 
 
 

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

"The Sound of silence", é tudo o que quero neste feriado


Olá, faz tempo que não escrevo neste espaço. A vida está muito corrida e, por isso, sobra-me pouco tempo para me dedicar a este espaço. Espero que neste final de semana escreva algo da Palavra do Senhor para que todos meditem, inclusive eu.

Pela misericórdia do Senhor, muita coisa legal tem acontecido comigo e, se Deus quiser, algo bem bacana pode acontecer na minha vida profissional no ano que vem, mas não posso contar ainda.

Bom, finalmente, consegui minha primeira folga neste feriadão desde que comecei a trabalhar em São Paulo. Quero aproveitar muiiiiito, acordar tarde (não tanto), descansar bem e fazer algumas coisas que não fazia há um bom tempo como, por exemplo, ir ao cinema.

Neste feriadão, quero curtir também o "Som do silêncio", como diz o Paul Simon nesta música.


VuuTV - Watch Video

Liu Xiaobo, dissidente chinês, conquista Nobel da Paz 2010


Ganhador do prêmio está preso - foi condenado por criticar governo de Pequim


Encarcerado e silenciado por um governo que não aceita vozes dissidentes, o chinês Liu Xiaobo é o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2010. De acordo com o anúncio feito nesta sexta-feira pelo Comitê do Nobel, Liu, de 54 anos, foi o escolhido por causa de sua "longa luta não violenta pelos direitos humanos na China". O governo chinês já reagiu ao anúncio, declarando que a escolha de Liu "viola" a integridade do Nobel da Paz. O dissidente foi detido pela primeira vez após os célebres protestos do movimento estudantil na Praça da Paz Celestial, em Pequim, em junho de 1989, violentamente reprimidos pelo governo. Entre 1996 e 1999, foi enviado a um campo de "reeducação pelo trabalho" por defender a reforma política e a libertação dos estudantes que participaram dos protestos de 1989 que permaneciam presos.

Casado e pai de dois filhos, Liu foi preso novamente em 2008 por ter sido um dos 10.000 signatários de uma petição formulada para exigir reformas políticas no regime comunista chinês. Em dezembro de 2009, o dissidente foi condenado a 11 anos de prisão por "subversão", em um julgamento que gerou uma onda de protestos por todo o mundo. "Estou tão feliz, estou tão feliz, não sei o que falar", disse por telefone Liu Xia, mulher do dissidente, que ficou sabendo da premiação através de amigos. "Quero agradecer a todos por apoiar Liu Xiaobo. Quero agradecer ao Comitê Nobel, a Vaclav Havel, ao Dalai Lama e a todos aqueles que defendem Liu Xiaobo", afirmou, referindo-se ao ex-presidente checo e ao líder tibetano, que apoiaram a candidatura do dissidente ao Nobel.

Responsabilidades - "Peço firmemente que o governo chinês o liberte", insistiu Xia, informando que a polícia disse que a levaria no sábado para a província de Liaoning, onde seu marido está preso, para contar a ele sobre o prêmio. Ao anunciar o prêmio, o presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, afirmou que a China, segunda maior economia mundial, deveria assumir "mais responsabilidades" devido a seu cada vez mais importante papel no cenário internacional. "Faz muito tempo que o Comitê Nobel da Noruega considera haver um estreito vínculo entre os direitos humanos e a paz", acrescentou. Pouco após a divulgação do prêmio, o ministro francês das Relações Exteriores Bernard Kouchner publicou um comunicado pedindo a libertação de Liu Xiaobo.

A Anistia Internacional (AI), por sua vez, fez um apelo ao governo chinês para que liberte todos os presos políticos. Para Catherine Barber, subdiretora da AI para o Pacífico Asiático, Liu Xiaobo é um "vencedor digno" do Prêmio Nobel. No entanto, a homenagem "só poderá fazer diferença se provocar mais pressão internacional sobre a China para libertar Liu, junto com outros vários presos de consciência que apodrecem nas prisões chinesas por exercer seu direito à liberdade de expressão", disse. Em uma de suas últimas entrevistas, Liu disse ter esperança de assistir à progressiva democratização da China. "Vamos avançar muito lentamente, mas não será fácil conter as demandas de liberdade, tanto das pessoas comuns quanto de membros do Partido Comunista." O prêmio é tradicionalmente entregue em Oslo no dia 10 de dezembro.

Causas urgentes - Com certa frequência, a comissão que escolhe os vencedores do Nobel da Paz decide entregar o prêmio a um personagem pouco conhecido pelas pessoas, mas que simboliza a necessidade de lançar os holofotes sobre um tema importante para a comunidade internacional. Desta forma, acaba apresentando o homenageado ao mundo - e, na esteira disso, colocando em discussão assuntos de grande relevância. Foi assim, por exemplo, em 2003, com Shirin Ebadi, a iraniana que representa a necessidade de plantar a semente dos direitos humanos e dos valores democráticos no Oriente Médio. Foi assim também no ano seguinte, com Wangari Maathai, queniana que simbolizava a causa ambiental e o papel das lideranças femininas no continente africano. A premiação de Liu neste ano se encaixa nessa mesma categoria.

Segunda maior economia do planeta - acaba de superar o Japão e está a caminho de desafiar a liderança dos Estados Unidos -, a China tem ampliado sua influência no resto do mundo. O problema é que, enquanto a economia cresce e se dinamiza, o regime político chinês segue esmagando seus opositores. O desafio de dialogar com os chineses em temas como valores democráticos, liberdade de imprensa e respeito aos direitos humanos é considerado um dos temas-chave para a comunidade internacional nos próximos anos. Assim, a escolha de Liu sinaliza o desejo dos países ocidentais de trazer a China à berlinda e medir suas reações diante da forte pressão para que as vozes contrárias não sejam sufocadas. Poucos acreditam, contudo, que Pequim sequer cogite qualquer mudança - e não será um Nobel que deverá alterar o quadro.

Pouco depois do anúncio da entrega do Prêmio Nobel da Paz ao dissidente chinês Liu Xiaobo, preso por lutar pela democracia em seu país, o governo da China reagiu com fúria à decisão. Para o porta-voz da do Ministério de Relações Exteriores, Ma Zhaoxu, a escolha de Liu representa "uma obscenidade" e contraria os objetivos da premiação. Em um comunicado divulgado pelo Ministério, Ma ainda diz que a escolha vai prejudicar as relações entre a Noruega e a China.

No texto, a chancelaria chinesa palpitou sobre as escolhas do comitê do Nobel, afirmando que o prêmio deveria ser dado a pessoas que promovam as relações internacionais amistosas e o desarmamento. "Liu Xiaobo é um criminoso que foi sentenciado pelos departamentos judiciais da China por violar a lei", diz o texto. O Ministério diz que laurear Liu "vai na contramão dos princípios do Nobel e também constitui uma blasfêmia ao legado do prêmio".

Anteriormente, o vice-chanceler chinês, Fu Ying, já havia alertado o chefe do instituto norueguês de que, se Liu fosse laureado, as relações entre Oslo e Pequim seriam estremecidas, justamente em um momento no qual é negociado um acordo comercial entre os países.

No mês passado, uma representante do Ministério de Exteriores chinês também já tinha se antecipado à possível premiação, dizendo que as ações de Liu são "diametralmente opostas às procuradas pelo Nobel". Pequim também fez duras críticas ao Nobel quando o Dalai Lama, líder espiritual tibetano, recebeu o prêmio, em 1989.

Fonte: Veja Online

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Meu momento tiete

Na Bienal do Livro deste ano, tive o prazer de conhecer pessoalmente o grande linguísta brasileiro, Ataliba de Castilho. Ontem, na livraria Cultura, lugar que gosto muito de frequentar, estava lá nada mais nada menos que o ministro de Justiça, Nelson Jobim, para o lançamento de um livro. Não hesitei e pedi gentilmente ao sr. ministro se poderia tirar uma foto dele. Fiquei feliz que ele concordou e olhem o resultado. Ser tiete de vez em quando é bom, e ele é bem simpático.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...